Total de visualizações de página

27 de agosto de 2013

A Importância da Drenagem Linfática no Pós Operatório

         
A Drenagem Linfática Manual (DLM) foi originalmente criada pelo Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 30. Consiste em uma técnica de massagem altamente especializada, que estimula e ativa as funções do sistema linfático. Ela é realizada por meio de manobras precisas, pressões suaves e lentas.




Indicações da drenagem linfática: 
       
      A Drenagem é indicada para tratamento pré e pós-operatório (cirurgia plástica), para acelerar a cicatrização dos tecidos, para a melhoria na qualidade de vida da gestante, no pós-parto, para redução de varizes, celulite, linfedema, dores musculares, hematomas, para regularizar a atividade intestinal, auxilia pra o relaxamento, controle da acne, rejuvenescimento, edemas palpebrais, e outros. 
    

  Contraindicações
         
          Pacientes com trombose, flebite, pacientes com câncer, inflamações agudas, ou que passam por qualquer tratamento de doenças consideradas graves são contra indicados para a drenagem. 
              Também não recomenda-se fazer as sessões pacientes com viroses. é indicado uma interrupção no tratamento, até que a virose chegue ao fim.


Em casos de dúvidas melhor consultar o seu médico e saber se em seu caso a drenagem será adequada a seu tratamento.

A Importância da drenagem linfática no pós-operatório de cirurgia plástica


         A eficiência de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico, mas também dos cuidados pré e pós-operatórios (Silva, 2001). A Drenagem Linfática é um dos métodos mais importantes nos pós-operatórios de cirurgias plásticas para melhor reabsorção de edemas e hematomas pelos canais linfáticos e venosos. Auxilia o processo de reparação tecidual, previne a formação de fibroses e aderências, favorece a reconstrução dos capilares linfáticos lesionados e possui efeito analgésico (Camargo e Marx, 2000).

        A Drenagem é indicada principalmente após a cirurgia de lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia de aumento (prótese de mama), mamoplastia redutora, mastoplastia de elevação ou mastopexia, ritidoplastia, rinoplastia (nariz), blefaroplastia e outros procedimentos. Como toda intervenção cirúrgica, causa lesões celulares e vasculares, produzindo um conjunto de eventos pós-operatórios por um quadro inflamatório, com edema, hematomas e dor. Além de algumas complicações que pode ocorrer após qualquer cirurgia tais como: seroma, fibrose, aderências, necrose, deiscência, infecção, entre outras. Além da drenagem linfática no pós operatório pode-se unir ao tratamento sessões de ultrassom, que serão ao tempo certo liberadas e até recomendadas pelos próprios médicos.

         É fundamental que a drenagem linfática não seja tratada no pós-operatório como uma opção apenas para melhorar a aparência. Ela é responsável por impedir várias complicações como Fibroses; Equimoses; Edema generalizado; Edema pubiano; Seroma; Aderências; Necroses; Dores; Deiscência; Infecções; Encapsulamento da prótese e Assimetrias. Muitos médicos já indicam não só o Drenagem Linfática Manual pós- operatória, como também a pré-operatória, de maneira a preparar o paciente para receber o precedimentos cirúrgico da melhor maneira possível, trabalhando a circulação, a redução de gordura e ansiedade do mesmo.


Em Campina Grande-PB você pode contar com a Claudia Estética! Temos as melhores técnicas e terapias corporais e faciais, equipe qualificada,  atendimento exclusivo (sendo uma cliente por sala) e os melhores produtos do mercado! Agende hoje sua Avaliação Gratuita!
Fone: (83) 3063-6699/ 8606-6535 (whatsapp)

      Contatos: (83) 3063-6699
 8606-6535

Nenhum comentário: